terça-feira, 29 de junho de 2010

Taro - Arcano 06 - Os Amantes (Enamorados)

Em certos Tarots esta carta apresenta três imagens: um homem jovem ferido pela seta de Cupido e forçado a escolher entre duas mulheres, outros baralhos apresentam um homem maduro e uma mulher.
Nas primeiras versões de tarot esta carta trazia o nome de "A Escolha" ou "A Decisão" e podia significar uma escolha importante entre dois desejos. No entanto, esta escolha pode ser interpretada de muitas maneiras: uma escolha entre algo agradável mas talvez tedioso e algo muito desejado mas moralmente incorrecto, a escolha entre o conforto do lar paterno e a saída para a formação do seu próprio lar. Se virmos bem, toda a nossa vida é feita de escolhas.
Esta carta pode representar a adolescência, não apenas a sexualidade que emerge nessa época mas também a independência moral e intelectual.
De acordo com os cabalistas e filósofos herméticos, toda a humanidade (e até a divindade) era originalmente, hermafrodita, o macho e a fêmea separaram-se apenas como consequência da Queda. Assim, ao nível externo, cada um de nós é apenas a metade de uma pessoa e através do amor podemos encontrar o sentido da unidade.
Esta mesma ideia já era defendida por Platão com uma diferença bastante interessante pois, dizia ele. que os humanos eram criaturas duplas mas de três espécies: macho-fêmea, macho-macho e fêmea-fêmea. Zeus achava que os humanos tinham demasiado poder e então separou-os com um raio e assim, cada um de nós está procurando a sua metade.
Resumidamente esta carta une dois temas diferentes. Por um lado, mostra uma grande experiência amorosa mas também nos dá a entender que esse passo envolve uma decisão indispensável: a renúncia ao actual modo de vida (a casa paterna, a vida de solteiro, os muitos namoros) e a aceitação clara de um único amor.


Significados simbólicos
Sentimento. Livre arbítrio. Maioridade. Prova. Escolha. Encadeamento, enredo, abraço,
luta, antagonismo, combinação, equilíbrio. Matrimônio, ligação, união. Integração de ambos os sexos ao poder gerador do universo.
Interpretações usuais na cartomancia
Decisão voluntária, eleição. Votos, aspirações, desejos. Exame, deliberações, responsabilidades. Afetos. Mental: Amor pelas belas formas e pelas artes plásticas. Emocional: Dedicação e sacrifícios. Físico: Os desejos, o amor, o sacrifício pela pátria ou pelos ideais sociais, assim como todos os sentimentos manifestados fortemente no plano físico. É a carta da união e do matrimônio. Representa para os consulentes de ambos os sexos, também, a infidelidade; em certos casos, a iminência de uma escolha a ser realizada. Sentido negativo: Ruptura, separação, corte, desordem. Divórcio. Prova a ser suportada. Dúvida, falta de resolução. Tentação perigosa, risco de ser seduzido. Má conduta, libertinagem. Debilidade, falta de heroísmo. Infidelidade, maus relacionamentos, indecisão e impotência.

Um comentário:

arcano disse...

Sra, lembro em nossas conversas, o quanto a Sra puxava de meu interior, para poder me conhecer melhor. As minhas dúvidas em retornar a esse mundo BDSM. E de quando ao escolher meu nickname, a Sra foi bem clara, ao colocar que era por conta da minha decisão, da minha escolha entre o passado (mágoas) e o futuro (incerteza, o sofrimento de não saber).
Que satisfação a minha, ter uma Dona que se preocupa com os mínimos detalhes e que me conhece tão bem.
Amo-A.
Beijos em seus pés
De seu, {arcano.amante}

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...